sábado, 9 de julho de 2011

O TEMPO NÃO APAGARÁ A MARCA DO TRABALHO PROFÍCUO E EDIFICANTE LEVADO A CABO PELO EX-DEPUTADO E MÉDICO GRAVATAENSE, JOSÉ SOARES DE ANDRADE (DR DEDA)
Sua vida gloriosa já serve de parâmetro para as gerações de hoje e as que hão de vir
Tive o magno prazer de conhecer o deputado, médico e agropecuarista José Soares de Andrade (Dr. Deda) – nos já distantes 1967, quando terminava uma reunião ordinária da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Entro no Plenário da Casa Joaquim Nabuco, e vejo o deputado Audálio Tenório Cavalcanti de Albuquerque, o coronel de Águas Belas conversando com o deputado Francisco de Morais Heráclio (Francisquinho) e outro nobre colega de bancada que ainda não conhecia. Chego até ele, cumprimento-o, e incontinenti recebo forte e caloroso abraço. Apresenta-me ao deputado José Soares de Andrade e diz: “este jovem inteligente é filho de um parente muito querido. É sangue do meu sangue.” Do brilhante deputado e renomado médico de Gravatá, José Soares de Andrade (Dr. Deda) - cuja cadeira ficava no meio ladeando os dois grandes amigos, palavras de incentivo, sensibilizadoras foram proferidas por aquele jovem parlamentar. Vira-se para o deputado Francisco de Morais Heráclio, que me abraça afetuosamente. Já privava da amizade daquele valoroso deputado e de sua grande prole, guiada na época pelo coronel Francisco Heráclio do Rêgo (Chico Heráclio).
Quis o destino, através de seus impenetráveis desígnios, que em 1999 viesse eu reencontrá-lo na paradisíaca cidade de Gravatá, terra natal do brilhante deputado e médico dos mais notabilizados, que nunca sobrou um centavo sequer por uma consulta de seus conterrâneos durante mais de cinqüenta anos de relevantíssimos serviços prestados ao Brasil. Gravatá, berço de homens talentosos e brilhantes, homens da sua linhagem, da sua têmpera, do seu quilate, da verticalidade de sua postura moral e honradez, que já serve de parâmetro para as gerações de hoje e as gerações vindouras. O tempo é o fator que julga melhor os homens e as coisas. E não apagará jamais o contributo de sua luminosa inteligência, do seu idealismo, dos relevantes serviços que ele prestou ao estado, ao país e, principalmente, a sua terra natal, que lhe deve em vida homenagem das mais significativas e merecidas. Volvesse o tempo, certo estou eu que a vocação não lhe permitiria fugir a escolha. Dr. Deda cultiva desde o verdor dos anos uma espécie de chamamento contínuo e permanente, onde a lição do imortal Renan pontifica: “O homem faz a santidade daquilo que crê; e a beleza daquilo que ama.”


José Benigno – é jornalista, professor e acadêmico; analista político, estagiário do Centro de Estudos do Desenvolvimeto de São Paulo, ex-bolsista especial da Embaixada Americana - e, presentemente, escrevendo: “O Despertar de Uma Grande Nação” e “Berço da Liberdade, Pedaço Imortal do Brasil.”