quinta-feira, 11 de julho de 2013

MERGULHADO NUM ABISMO SOCIAL

MERGULHADO NUM ABISMO SOCIAL, PERNAMBUCO FIGURAVA NOS NOTICIÁRIOS NACIONAL E INTERNACIONAL COMO UM DOS LUGARES MAIS VIOLENTOS DO MUNDO. O QUE É PRECISO FAZER PARA TIRAR UM ESTADO DO CAOS E DEVOLVÊ-LO A SEUS CIDADÃOS?
 O governador Eduardo Campos e o Secretário da Defesa Social, Wilson Damázio, encontraram a resposta. O resultado está no Programa Pacto pela Vida, lançado em 2007: do caos à referência nacional

O que é preciso fazer para tirar um Estado do caos e devolvê-lo a seus cidadãos? Até meados de 2007, Pernambuco desconhecia completamente essa resposta. Mergulhado num abismo social, figurava nos noticiários nacional e internacional como um dos lugares mais violentos do mundo. Foi a partir da vontade política de um novo e ultramoderno governante, Eduardo Campos e do Secretário da Defesa Social, Wilson Damázio, compromissados com a gestão pública e com o planejamento estratégico do território pernambucano que essa realidade começou a mudar. No lugar de cenas de terror, Pernambuco virou palco de cultura cidadã e de ordenamento urbano  dignos de primeiro mundo. O problema da segurança pública foi tratado como parte de um plano maior que envolvia também educação, saúde, transporte público e ações de inclusão social. Hoje, Pernambuco atrai estudiosos de todo o mundo interessados em saber como foi que este Estado conseguiu ter suas vidas resgatadas, a parir do momento  em que se negaram a ficar reféns do abandono e da violência. Há seis anos, foi lançado o Pacto pela Vida, uma integração entre o poder público e a sociedade civil, que, juntos, conseguiu reduzir drasticamente os Crimes Violentos Leatis Intencionais (CVLIs)  35, 4% no Estado e 52,1% no Recife, ao longo desse período. O secretário da Defesa Social, doutor Wilson Damázio, considerado pela mídia como o melhor Secretário da Defesa Social do Pais, ressaltou que os investimentos feitos na área da segurança pública  fizeram de Pernambuco o único Estado do Nordeste a reduzir os elevados índices de criminalidade. Entre as ações implementadas o operoso secretário citou a contração de mais PMs, a construção e a reforma de Batalhões e Delegacias, o reforço do patrulhamento ostensivo e investimento em qualificação profissional e inteligência dos policiais militares e civis.As policias fortalecidas, altamente treinadas, muito bem equipadas com armamentos de última geração, Pernambuco foi grandemente beneficiado pelas duas gestões do presidente, Luis Inácio Lula da Silva e da atual presidente, Dilma Rousseff, na verdade, demonstra que Eduardo Campos teve a ousadia de mudar. Luciene Maria da Silva – é preuniversitária de Direito, colunista adjunta de GENTE CHIQUE, POLÍTICA DE HOJE e CONEXÃO JURÍDICA. Escreve para a Seção de Cartas do Diario de Pernambuco desde 2007. E tem também atuação destacada no blog www.pernambuconewsblog.com.br José Benigno – é jornalista professor, acadêmico, analista político, estagiário do Centro de Estudos do Desenvolvimento de São Paulo, ex-bolsista especial da Embaixada Americana, presentemente escrevendo, “O Despertar de Uma Grande Nação” e “Berço da Liberdade, Pedaço Imortal do Brasil.