sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DE CAETÉS, PERNAMBUCO, ALÇOU VOO COMO AVE DE ARRIBAÇÃO, PARA A CONSAGRAÇÃO DO MUNDO


Lula é um dos estadistas mais reputados de nosso tempo
O êxodo rural fez com que, levas e levas de nordestinos ou nordestinados do Brasil, tangidos pela inclemência da seca, emigrassem como aves de arribação, retirantes, em cima de um pau de arara para as regiões do sudeste e sul do país – e, principalmente, para são Paulo, conhecido como o El Dourado Brasileiro, em busca de dias melhores. A ausência de planejamento técnico, científico e consciente, nas cidades grandes e de portes médios do interior, que até os nossos dias não dispõem de Plano Diretor (em Pernambuco, apenas quatorze municípios tiveram a competência e responsabilidade de enviá-los para o Governo Federal) para disciplinar e orientar as diretrizes de seu crescimento ordenado racional estimulando o surgimento de Parques Industriais.
LEBRET VATICINOU UM GRANDE DESPERTAR – Sacerdote francês, sociólogo, humanista, homem de ação e de visão, Louis-Joseph Lebret, quando este no Brasil entre 1948 e 1958, que idealizou e implantou o Plano Diretor da Cidade de São Paulo, vaticinou para nós um grande despertar. Disse que aqui seria erguida uma nova barreira de progresso – e vislumbrou em meio à fome e à miséria das massas, um facho de luz e de esperança estampada no rosto do povo nordestino. Afirmou que aqui, é a “Terra da Promissão” deste país-continente, que nasceu para o esplendor de hoje e a grandeza do amanhã. Chão sagrado de homens fortes e valorosos, que não se curvam ao tempo, que aprenderam a coser-se com suas próprias linhas, e que estão construindo a grandeza do Brasil de hoje e do amanhã.
PERNAMBUCO AVANÇA COM EDUARDO CAMPOS PARA UM GRANDE DESTINO – O Complexo Industrial e Portuário de Suape, o solo fértil do Vale do São Francisco, a expansão da industrialização, a interiorização da Universidade, o progresso social e o crescimento econômico (leia-se desenvolvimento sustentável) chegando às cidades de pequenos e médios portes, é uma demonstração cabal e inquestionável de que Pernambuco e o Nordeste avançam na direcional de um amanhã grandioso. Apesar das desigualdades sociais gritantes que existem – e em larga escala, o Nordeste se desenvolve como uma das regiões mais prósperas do país, e se afirma e se agiganta aos olhos do mundo.
LULA É O ARTÍFICE DESSE NOVO TEMPO OU TEMPO NOVO DE PROSPERIDADE E BEM-ESTAR SOCIAL - Parece paradoxal, mas quis o destino, através de seus impenetráveis desígnios, que um nordestinado do país, um homem diferente, selecionado, escolhido para uma finalidade predeterminada pelos desígnios da Providência, que não estudou em Harvard, mas que por intuição é um dos maiores experts em ciência política do planeta. É Lula, o responsável por esse novo tempo ou tempo novo de prosperidade e bem-estar social que vive o país. Tirou o Brasil do caos que viveu mergulhado para transformá-lo num país acreditado e respeitado nos quatro cantos da terra. Ele justifica à larga figurar na galeria dos grandes estadistas do mundo. José Benigno – é jornalista, professor, acadêmico, lecturer, analista político, presentemente escrevendo, “O Despertar de uma Grande Nação” e “Berço da Liberdade, Pedaço Imortal do Brasil” – ex-bolsista especial da Embaixada Americana, segue programa de estudos para o Exame de Proficiência em Língua Inglesa pelas Universidades de Michigan (EUA) e Cambridge (Londres).