sexta-feira, 30 de novembro de 2012

JOSÉ ROBERTO DE MORAIS, MÉDICO-OFTALMOLOGISTA ESPECIALISTA DE RENOME INTERNACIONAL, PROJETOU RIBEIRA DO POMBAL, NA BAHIA, COMO UM DOS CENTROS DA MEDICINA MAIS AVANÇADA DO PAÍS.
Fez Curso de Pós-Graduação na França, foi Professor-Assistente da UNIVERSIDADE PIERRE ET MARIE CURIE, EM PARIS, onde foi laureado e fez brilhar o seu extraordinário talento.

Diretor-chefe da Clínica Ocular José Roberto de Morais, referência nacional em medicina com marca de pioneirismo em pesquisa e cirurgia de catarata, transplante intraocular e glaucoma. Ele projetou sua terra natal, Ribeira do Pombal, na Bahia, como um dos Centros mais Avançados da Medicina em suas especialidades no país. Construiu o Edifício Efigênia Morais com cinco andares, imponente e modelar, na Praça Getúlio Vargas, coração da cidade e dotou a Clínica de tecnologia de ponta e de aparelhos de última geração. APROVADO EM TRÊS VESTIBULARESIngressou na Universidade no ano de 1972, sendo aprovado simultaneamente em três Vestibulares. Medicina (Federal e Católica) e Terapia Ocupacional (Escola Baiana de Medicina). Formou-se aos 24 anos, pela Universidade Federal da Bahia, sendo um dos mais jovens e bem qualificados da turma. ALÇOU VOO PARA FRANÇA, NO ANO DE 1978, como Bolsista-Especial do Governo Francês. Laureado com a tese de Pós-Graduação, “PLAIES PERFORANTES DU GLOBE OCULAIRE, ALTERATIONS ANTIOGRAPHIQUES DE L’IRIS ET PERTURBATIONS ELECTROPHYSIOLOGIQUES RETINIENNES DE L’OEIL CONTROLATERAL.” Obteve o título de Assistente Estrangeiro da Universidade Paris VI, entre outras magnas honrarias. Por seu inigualável talento fez brilhar em Paris, onde foi convidado para trabalhar na área de pesquisa científica pelo brilhante Guy Offret, professor-catedrático da Universidade Paris VI e Diretor-Chefe da Clínica Oftalmológica do Hospital Hôtel-Dieu, considerado o mais antigo e famoso hospital do mundo, fundado por São Luiz, que foi também Rei de França. Mas, preferiu voltar para o seu país, no de 1982. Ao regressar ao país, foi de logo convidado para trabalhar no Instituto Milton Rocha, em Belo Horizonte, visto pela mídia como o maior Centro Oftalmológico do Brasil, permanecendo até o ano de 1984, quando veio para Salvador, - passando a atuar nas cidades de Ribeira do Pombal, Tucano e Euclides da Cunha, onde permanece até hoje. Casado com a senhora Ana Maria Mendonça Leal de Morais, pai de João Pedro Mendonça Leal de Morais, o bem-nascido da Bahia, José Roberto de Morais, é nome que enche de orgulho a medicina brasileira com conotações de internacionalidade.    
José Benigno – é jornalista, professor, acadêmico, analista político, estagiário do Centro de Estudos do Desenvolvimento de São Paulo, ex-bolsista especial da Embaixada Americana, presentemente escrevendo, “O Despertar de Uma Grande Nação” e “Berço da Liberdade, Pedaço Imortal do Brasil.” Luciene Maria da Silva – Pré-universitária de Direito e de Ciências da Computação, é inventora e responsável pela estética e diagramação das matérias do Blog. É colunista adjunta de POLÍTICA DE HOJE, GENTE CHIQUE E CONEXÃO JURÍDICA, escreve com assiduidade desde 2007 para Cartas à Redação do Diario de Pernambuco.