sexta-feira, 22 de abril de 2011

CRIADA PELO PRÍNCIPE D. JOÃO, À ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN) ESTÁ COMEMORANDO JUBILOSAMENTE BICENTENÁRIO DE SÓLIDA E PROFÍCUA EXISTÊNCIA

Coronel de Exército Manoel Teixeira Pires, é um dos vultos contemporâneos que dignifica o Glorioso Exército Brasileiro


Criada pelo Príncipe Regente D. João, por meio da Carta de Lei de 4 de Dezembro de 1810, à Academia Real Militar – embrião da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) – foi inaugurada em ato solene e festivo em 23 de Abril de 1811, na Casa do Trem, atual Museu Histórico Nacional. No percurso destes duzentos anos, nos diversos lugares por onde passou, ela permaneceu imutável formando briosos e brilhantes oficiais com elevado conhecimento técnico-profissional e cultura aprimorada, dotados de valores éticos, cívicos, morais, inteiramente dedicados ao serviço da Pátria, a grandeza do Brasil. Homenegear a AMAN no transcurso de seus 200 anos de vida exemplar e cheia de ufanismo, é prestar ao Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, o mais profundo reconhecimento a uma de nossas valorosas instituições, que granjeou a confiança e a respeitabilidade do povo brasileiro. A propósito, no seio de minha nobre e grande famíia, o clã Malta/Pires/Alencar/Gueiros/Cavalcanti de Albuquerque, há vultos contemporâneos dos mais proeminentes, a exemplo do General de Brigada Pedro Fernando Malta, do Coronel de Exército e Engenheiro Civil Manoel Teixeira Pires, do 1º Tenente Engenheiro do Exército, Marcos Fabrício Teixeira Pires, servindo no 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado em Alegrete, Rio Grande do Sul, do 1° Sargento do Exército, Cláudio Cavalcanti Feitosa, do saudoso Coronel de Exército Hamilton Franklin de Melo, dentre outras expressivas figuras que personificam a grandeza deste país.


José Benigno – é jornalista, professor de Línguas Portuguesa, Inglesa e Francesa, professor-associado do Instituto de Idiomas Yázigi, lecturer, ex-bolsista especial da American Embassy, estagiário do Centro de Estudos do Desenvolvimento de São Paulo, presentemente escrevendo: “O DESPERTAR DE UMA GRANDE NAÇÃO” e “BERÇO DA LIBERDADE, PEDAÇO IMORTAL DO BRASIL” – segue programa de estudos para o Exame de Proficiência em Língua Inglesa, pela Universidade de Cambridge (Londres).