terça-feira, 12 de outubro de 2010

O ESPETÁCULO CÍVICO E DEMOCRÁTICO DAS URNAS MOSTROU NO 1º TURNO, QUE O PAÍS QUER UMA MULHER DE ALTO NÍVEL NA MAIS ALTA INVESTIDURA DA NAÇÃO: A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Dilma Rousseff é o nome que granjeou a admiração, a simpatia e a respeitabilidade do povo brasileiro para governar o país
A petista Dilma Roysseff que conquistou 46,9% dos votos, e Maria Silva (PV) – saindo da disputa com quase 20% do eleitorado nas mãos, demonstra cabal e, inquestionavelmente, que o país quer uma mulher de alma espartana na mais alta investidura da Nação: a Presidência da República. O grande desafio de Dilma é tentar atrair o substancial apoio do PV, hoje, mais do que nunca, decisivo. Negociações com Marina Silva é da mais alta prioridade para os petistas. O próprio presidente Lula vai se encarregar do diálogo com a ex-ministra. A candidata do Partido Verde dá sinas de preferir a neutralidade. Mas, a argúcia política do presidente Lula, que é, sem dúvida nenhuma, o maior articulador político do país, certamente sensibilizará o coração de Marina Silva e seus correligionários, nessa reta final que culminará com a expressiva vitória de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.
Notícia alvissareira, que já circula nos bastidores da política nacional, informa que emissários do PT do ACRE, terra natal de Marina Silva, passaram a sustentar que ela estará ao lado de Dilma e de Lula, no segundo turno, dando o contributo da sua participação, da sua inteligência e do seu idealismo, mormente num instante em que o país avança para novos horizontes de oportunidade econômica, bem-estar social, dignidade individual e justiça social. José Benigno – é jornalista, professor, acadêmico, conferencista, analista político, ex-bolsista especial da Embaixada Americana, presentemente escrevendo, “O Despertar de Uma Grande Nação” e “Berço da Liberdade, Pedaço Imortal do Brasil.” Luciene Maria da Silva – é jornalista, pré-universitária de Direito e Jornalismo e estagiária do Diario de Pernambuco.
PROJEÇÕES DOS INSTITUTOS DE PESQUISA JÁ SINALIZAM QUE DILMA VENCERÁ 2° TURNO COM CONSAGRADORA VOTAÇÃO


A cada nova rodada de pesquisa, ela vai se distanciando do tucano



Primeira rodada do consagrado Instituto de Pesquisa Datafolha sobre o 2° turno da eleição para presidente da República mostra cabal e, incontestavelmente, Dilma Rousseff (PT) liderando com 48% das intenções de voto contra 41% do tucano José Serra (PSDB). No levantamento realizado no dia 8 de outubro em todo o território nacional, 4% dos entrevistados afirmam que vão votar em branco ou anular o voto, enquanto outros 7% mostram-se indecisos.
Considerando-se apenas os votos válidos, a petista Dilma Rousseff tem 54% e o tucano 46%. Como as simulações anteriores de segundo turno eram apenas hipotéticas, o Datafolha não compara os resultados atuais com dados obtidos antes do primeiro turno.
NO NORDESTE, A PREFERÊNCIA É POR DIMA ROUSSEFF
Estratificando-se os resultados, nota-se preferência por Dilma principalmente entre os habitantes do Nordeste (62%), entre os menos escolarizados (54%), entre os homens (52%) e entre os que têm renda de até dois salários mínimos (52%). A petista também fica acima entre os que defendem a ampliação da lei que permite o aborto em mais casos do que os previstos atualmente em lei (52%) e entre eu se dizem católicos (51%). 89% se dizem totalmente decididos sobre o grau de certeza do voto em relação ao candidato que escolheram.
Para 10%, porém, o voto ainda pode mudar. Entre os que pretendem votar em Dilma Rousseff, 90% se dizem totalmente decididos, e entre os que preferem o tucano, essa taxa é de 90%. Quanto ao número que deverão digitar na urna eletrônica para concretizar o voto no segundo turno, 79% acertam os algarismos contra 19% que admitem não saber como proceder e 2% que erram ao arriscar uma resposta. Entre os que pretendem eleger Dilma, 86% acertam o 13 e entre os que querem votar em Serra, 74% citam 45. José Benigno e Luciene Maria da Silva – Editores.