sexta-feira, 15 de julho de 2011

COM OS OLHOS VOLTADOS PARA VIDA PÚBLICA/ONDE SÓ OS GRANDES; RUY, NABUCO E TOBIAS/LUTARAM COM ARDOR EM PROL DA LIBERDADE
Lampejava os raios de inigualável talento/Içados de idealismo e sublimes sentimentos/De Eduardo Collier Filho, ou simplesmente Duda Collier
Na reportagem Dossiê da Indignação, que o Diario de Pernambuco publicou em 2010, aparece na lista dos mortos e desaparecidos políticos durante o regime militar que comandou o Brasil por vinte e um anos, a figura humanamente extraordinária e imorredoura de Eduardo Collier Filho, ou simplesmente Duda Collier, como era carinhosamente chamado. Este acróstico é uma homenagem sentida ao meu amigo dileto, saudoso e inesquecível. Enquanto viver, seu nome viverá na minha lembrança, bem guardado no meu coração!Eis um jovem quase sobrenatural/De alma espartana, pura e nobre!/Um Lorde-latino da melhor estirpe/Aristocrático, formoso e bem-posto/Ressoavam altissonante sua eloqüência/Dourando nos horizontes da Pátria/Os seus mais puros e sublimes ideais! Com os olhos voltados para vida pública/Onde só os grandes, Ruy, Nabuco e Tobias/Lutaram com ardor em prol da liberdade/Lampejava os raios de seu inigualável talento/Içados de idealismo e sublimes sentimentos/Em busca de um novo tempo ou de um tempo novo/Risonho, duradouro, quase eterno e feliz! Fluência verbal, vibrante e constante/Inteligência prodigiosa, luminosa e perene/Luz que cintila nas constelações do firmamento/Hino de glória, de louvor ao Senhor!/O Brasil pranteia e chora saudade!


José Benigno - É jornalista, professor, acadêmico e, presentemente, escrevendo: “O Despertar de uma Grande Nação” “Sinais dos Tempos” e “Berço da Liberdade, Pedaço Imortal do Brasil”